Design em Flores




terça-feira, 5 de abril de 2011

Cuidando de Crisantemos

O crisântemo é uma planta ornamental pertencentes da família Compositae, possuindo mais de 100 espécies e mais de 800 variações espalhadas pelo mundo todo. Originário da Ásia, foi adotado como símbolo nacional pelo Japão. Chegou à Europa por volta de 1700 onde onde começou a ser geneticamente
melhorado, permitindo que hoje pudéssemos ter tantas variedades. Atualmente o tipo "margarida", bastante comum no Brasil e na Europa; o "spider" com pétalas tipo alfinete e o "pom pom" crespo e arredondado tem bastante destaque. Com relação ao tamanho, os crisântemos dividem-se entre, largos, médios e minis, dependendo da finalidade (corte ou vaso). As cores podem ser as mais diversas possíveis, destacando-se: o branco, amarelo, vermelho, lilás, roxo e salmão.

COMO CUIDAR DO CRISÂNTEMO

Como cuidar do crisântemo
O Crisântemo pode ser cultivado tanto em vaso quanto em canteiros. Devido a muitos pedidos dos nossos leitores, preparamos algumas recomendações a serem seguidas:
Luminosidade – Manter a planta em local com luz indireta.
Água – Colocar água a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, porém sem encharcar a planta. Evitar deixar água no pratinho. Não molhar flores e folhas.
Adubo – Como existem vários destes produtos adube conforme instruções da embalagem do adubo que irá comprar.
Temperatura – É ideal manter a temperatura entre 17 e 28ºC.
Como cuidar do crisântemo
Outro cuidado importante para manter o Crisântemos bonitos é retirar folhas e flores murchas e secas.
O crisântemo é suscetível a algumas doenças (ferrugem, podridão das raízes e hastes, Botrytis, etc.) e a algumas pragas (mosca minadora, tripes, ácaros, etc.) o combate deve ser preventivo.
Atenção: seguir apenas uma dessas recomendações não garante plantas saudáveis. Dedique-se mais às plantas no seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário