Design em Flores




terça-feira, 5 de abril de 2011

Cuidando das Begônias

Algumas espécies de begónias são apreciadas sobretudo pelas suas flores, outras pelas folhas e outras ainda por ambas as razões. Quase todas são fáceis de cultivar, quer dentro de casa, quer em jardins no Verão.
Existem três grupos de begónias: as begónias tuberosas, as de raízes fibrosas e as de rizoma (caule subterrâneo do qual brotam as folhas e flores).
Como cultivar begónias
Quase todas as begónias pegam de estaca (v. propagação de plantas); as begónias de rizoma pegam por divisão dos rizomas. Algumas, como a Begônia rex, muito apreciada pelas folhas multicores, pegam por estaca de folhas. A Begônia semperflorens (v. plantas herbáceas), com as suas flores brancas, róseas ou vermelhas, pode ser semeada.
Coloque as estacas e os tubérculos no principio da Primavera em tabuleiros pouco fundos com mistura própria para enraizamento, pondo os tubérculos com o lado côncavo para cima e apenas meio enterrados. Coloque os tabuleiros em zonas com luz filtrada durante três ou quatro semanas. Quando os rebentos medirem cerca de 2,5-5 cm, as plantas podem ser mudadas para vasos individuais de 7,5-10 cm de diâmetro.
A temperatura normal de uma casa é adequada às plantas, que devem receber bastante luz, embora não sol directo. Regue moderadamente as plantas em crescimento activo, permitindo que os primeiros centímetros de terra sequem antes de voltar a regar. No Inverno, reduza as regas. Aplique adubo líquido normal de duas em duas semanas.
A Begônia semperflorens, cujo aspecto é o de um arbusto de folhas coriáceas, deve ser semeada no jardim em Janeiro ou Fevereiro para ser transplantada no final da Primavera. Esta begónia floresce de Junho até Setembro. Espalhe as sementes sobre terra fina para canteiros, calcando com cuidado. Quando os rebentos tiverem tamanho suficiente para poderem ser retirados, mude-os para vasos individuais de 7,5 cm, previamente cheios de mistura para plantas. A Begônia semperflorens pode ser igualmente semeada no Outono para florir em casa.
No jardim, desenterre do solo as begónias tuberosas em Novembro e guarde-as em local seco até que a folhagem murche; em seguida, limpe-as bem e guarde-as em local protegido das geadas até à Primavera seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário